Respostas Diárias Everyday Answers

Amor Verdadeiro

por Joyce Meyer

Amor Verdadeiro

Você é a Maçã dos olhos de Deus

O quanto Deus ama você? Ele o ama tanto que se você fosse a única pessoa que existisse no mundo, Ele mesmo assim teria mandado Jesus para morrer por você.

Ter um bom entendimento do profundo amor de Deus por você é muito importante, pois isto é a fundação sobre a qual uma vida Cristã vitoriosa é construída.

Muitas pessoas sabem em suas cabeças que Deus os ama, mas isso ainda não se tornou a uma revelação do coração para uma mudança de vida. Uma revelação vinda direta do coração através do verdadeiro amor de Deus só pode nos ser dada pelo Espírito Santo. Ele nos revela isso quando meditamos nas escrituras que declaram o amor de Deus, assim também ao lembrar de como Deus pessoalmente nos mostra Seu amor através de acontecimentos de nossas vidas. Nós também recebemos a revelação do verdadeiro amor de Deus simplesmente estando em Sua presença em períodos de oração.

Após muitos anos de ser uma Cristã frustrada, Eu cheguei ao ponto onde Deus pessoalmente revelou Seu profundo amor por mim. Esta poderosa revelação, que começou em 1976, mudou toda a minha vida, e minha caminhada com Ele nunca mais foi a mesma. Eu sinceramente acredito que Deus quer fazer a mesma coisa por você… Ele quer que você saiba que você é especial e que através do Seu amor todas as coisas são possíveis.

Você é a Maçã dos Olhos de Deus

Nós todos somos especiais para Deus – nós somos a maçã dos seus olhos. Um dia eu estava dirigindo na estrada, Deus falou ao meu coração e disse, “Joyce, você é a maçã dos Meus olhos”. Ao pensar sobre isso, Deus me mostrou uma imagem de uma dama sentada em um supermercado olhando uma pilha de maças, procurando a melhor delas. O que Deus estava dizendo a mim era que eu era a melhor “maça” para Ele.

Primeiramente eu não recebi o que ele estava dizendo porque me sentia culpada ao pensar coisas boas sobre mim. Eu não sabia que o que Ele estava dizendo era realmente um versículo das Escrituras. Mas depois de dois dias quando eu abri minha bíblia, Eu descobri Salmos 17:8: Mantenha-me como a maçã dos seus olhos… (NVI). Nesse ponto, o que Deus disse começou a se tornar real para mim. Por muito tempo depois disso, eu sempre me sentia muito especial quando pensava nisso.

A verdade é, você e eu temos um profundo desejo de sermos amados pelo que Deus incorporou em nós. Parece fácil para nós acreditar que Deus amou o mundo, mas nós temos uma dificuldade em aceitar que Deus nos ama especificamente. De qualquer forma, Sua palavra torna claro que Ele quer que nós saibamos o quanto Ele ama pessoalmente você e eu. (1)

O Verdadeiro Amor é uma Contínua Experiência Inesquecível

Quando Deus criou os céus e a terra, Ele não estava só tentando ficar ocupado ou fazer algo construtivo com o Seu tempo. Ele criou tudo o que nós vemos para você e para mim. Toda a criação é uma expressão do Seu verdadeiro amor por nós.

Eu lembro de um tempo que Deus ministrou à mim e disse, “Joyce, Eu faço tantas coisas pelas pessoas todo dia porque as amo, e elas nem isso vêem.” Então Ele me deu este exemplo: “Todo dia quando eu falo ao sol, ‘Brilhe’, Eu faço isso para você.” Agora eu quero que você pare e pense sobre isto. O sol brilha no céu todo o dia para você! Quando a chuva cai e as águas pingam, ela chove para você! Quando a grama cresce e a flor desabrocha, isto tudo é para você!

O apostolo Paulo sabia de quão poderosa e importante é uma revelação do amor de Deus. Em Efésios 3:17-19 diz, … Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos… a experiência desse amor] qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, [que você possa realmente conhecer, através de experiências próprias] o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios [em toda a sua existência] de toda a plenitude de Deus.

Paulo orou para a igreja conhecer o amor de Deus através de uma experiência. A verdade que Deus nos ama — nos deu vida em situações que experimentamos—cria um impacto durável em nós que o inimigo não pode roubar ou destruir facilmente.

Deus ama você – Ponto final

A maioria de nós comete o erro de acreditar que Deus nos ama somente quando nós fazemos tudo certo. Mas nenhum de nós faz tudo certo… Nós todos cometemos erros. Quando nós erramos, é fácil ficarmos chateados e não gostar de nós mesmos, e até mesmo concluir que provavelmente Deus não gosta mais  de nós também. O problema deste tipo de pensamento é que este amor não é somente algo que Deus faz—é o que Ele é. (2) Nossas fraquezas e falhas nunca poderão mudar o amor de Deus por nós porque o desejo dEle amar é Sua natureza.

Anos atrás um de meus grandes problemas era que eu não gostava de quem Eu era, e gastei grande parte da minha vida tentando me mudar. Uma área que eu me esforçava muito era que eu pensava que eu falava de mais, então eu tentei me calar. Mas então se eu me calasse eu me tornaria depressiva, e todo mundo ia querer saber o que estaria acontecendo. Eu fiquei tão aliviada quando eu finalmente percebi que Deus me ama como sou — não importava o quanto eu falasse.

Jesus não morreu por nós porque somos bons o bastante ou porque nós temos nossa ação juntos. Ele morreu por nós porque Ele nos ama… como nós somos. Paulo deixa isso claro em Romanos 5:6 dizendo, Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Se o desejo de nossos corações é sermos obedientes e fazermos o melhor que podemos, então isto é tudo o que Deus espera. Ele é o único que nos deu graça (poder e habilidade) para nos ajudar nas áreas que precisamos mudar. (3)

A Fé Trabalha Através do Amor

Ter um profundo conhecimento do amor de Deus é vital para ver a nossa fé ser efetiva. Algo interessante sobre a nossa fé é que ela só é eficaz se o amor de Deus é operante em nossas vidas. Gálatas 5:6 diz que a fé é acionada, energizada e expressa através do amor. Como a fé é aperfeiçoada? Ouvindo a Palavra, orando em Espírito e vendo a manifestação do Seu poder em difíceis situações que encaramos. (4) Como nós continuamos nos relacionando com o Pai, Ele demonstra Seu verdadeiro amor novamente e novamente através da Sua fidelidade, e assim nossa fé se torna mais forte.

Como eu estava estudando essa passagem, Deus falou ao meu coração e disse, “Todos pensam que esta escritura significa que se eles não amarem outras pessoas, a fé deles não funcionará. E não é isso que significa. O que realmente significa é, se eles não sabem o quanto Eu os amo, a fé deles não funcionará.” Agora, por favor, não entenda mal isto. Deus quer que amemos uns aos outros, e expressando Seu amor que é o que nos separa como Seus discípulos. No entanto, se não permitimos que Deus nos ame primeiro, nós seremos impotentes a caminhar em amor uns com os outros, e nossa fé não irá funcionar.

Quando você realmente começa a conhecer e acreditar que Deus ama você, então terá menos problema confiando nEle para a resposta de oração que está precisando. Assim como a sua salvação é um presente de Deus que não pode ser comprada, assim são todas as Suas bênçãos. (5) Deus não te abençoa por causa do seu bom comportamento ou boas obras. Ele abençoa você por que te ama — ponto final. A Fé trabalha através de deixar Deus amar você. Então deixe Deus amar você, e assim, você aprenderá a amar e confiar Nele, e a sua fé será eficaz.

O Amor de Deus é Remédio para o Medo

Outro maravilhoso benefício de ter a revelação do verdadeiro amor de Deus é experimentando sentir-se livre do medo. Não é muito difícil de acreditar que Deus nos ama quando as circunstâncias vão bem, mas quando as coisas tomam a direção para o pior, nós somos tentados a acreditar que por alguma razão Deus não nos ama mais. O medo vem contra nossa mente e tenta roubar nossa fé.

Você sabe os pensamentos que Satanás traz quando o problema chega. Ele diz, “Bom, por que isto está acontecendo? Eu pensava que Deus amava você. Porque você está lidando com essa situação terrível? Você deve ter feito algo errado. Deus está realmente bravo com você.” Se nós permitimos as mentiras do inimigo, nossa fé na habilidade de Deus nos ajudar perderá a força. O único jeito de sairmos deste mistério é recebendo uma revelação fresca do amor de Deus.

Nestes tempos nós devemos nos apegar na Palavra de Deus e começar a declarar com as nossas bocas. Quando fui diagnosticada com câncer no final dos anos 80, uma das coisas que Deus falou para mim era que eu declarasse em voz alta, “Deus me ama. Ele nunca me deixará ou me abandonará, e Ele tem um plano lindo para a minha vida.” (6) Mais e mais, dia após dia, enquanto eu caminhava na minha casa e durante todo o processo de recuperação, eu ia declarando isso em voz alta.

Um versículo que realmente me ajudou foi I João 4:18. Diz, No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor!… Primeiramente eu não entendi o que este versículo queria dizer, mas um dia o Espírito Santo me mostrou que Deus é este perfeito amor. Quando você e eu compreendemos o quão perfeito que esse amor é para com nós, não há nada no mundo que nos faça temer. É impossível sentir-se fracassado, rejeitado, carente ou qualquer outra coisa se você realmente sabe que Deus ama você! O Seu amor cobre qualquer coisa!

Meu amigo, Deus ama você! Você é maravilhoso para Ele! Você é lindo! Você é precioso! Ninguém no mundo jamais irá amar você como Deus o ama! Ele quer conhecer todas as suas necessidades, caminhar com você nos problemas e te abençoar acima e além de tudo o que você pensar ou imaginar. (7) Permita que Deus te mostre que você é a maça dos olhos dEle. Peça a Ele graça para você receber todo dia o presente do Seu amor, e você experimentará a alegria de ser livre do medo e caminhar vitoriosamente pela fé como nunca antes.


(1) Veja João 3:16. (2) Veja 1 João 4:16. (3) Veja Filipenses 2:13. (4) Veja Romanos 10:17; Judas 2. (5) Veja Efésios 2:8,9; Tiago 1:17. (6) Veja João 3:16; Hebreus 13:5; Jeremias 29:11. (7) Veja Efésios 3:20.

Facebook icon Twitter icon Instagram icon Pinterest icon Google+ icon YouTube icon LinkedIn icon Contact icon