Respostas Diárias Everyday Answers

É Tempo de Fazer Um Novo Começo!

por Joyce Meyer

É Tempo de Fazer Um Novo Começo!

Eu creio que todos nós precisamos regularmente encontrar situações para recomeçar, em diferentes áreas de nossas vidas. São nestes lugares que precisamos desenhar uma linha nos separando de tudo o que nos faz lembrar do passado e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus.

Em ordem para se fazer um novo começo, nós precisamos estar dispostos a deixar para trás o que é mentira e deixar de lado mentiras que virão.

Eu creio que isto inclui em fazer um novo começo a maneira de como nos vemos, como pensamos que Deus nos vê, e o que vemos sobre nós no futuro. Se começar mos a enxergar da maneira que Deus nos vê e ter uma boa imagem das coisas que Ele deseja trazer dentro e através de nossas vidas, a visão que temos sobre a vida começa a ter uma nova perspectiva.

Como Você Se Vê?

Nossa auto-imagem — como nos vemos — é muito importante. É o retrato que levamos na nossa mente e no coração. Isto é tão real como as fotos de nossos filhos que muitos de nós levamos na carteira, mas tem um efeito muito mais forte em nós. Muitos anos atrás, eu tinha uma imagem miserável de mim. Eu sentia frequentemente que eu era uma fracassada, detestável e não tão boa quanto às outras pessoas. Muitas vezes eu saia pensando que Deus não estava satisfeito comigo e que eu nunca superaria o meu passado. Porque eu me via de uma maneira errada, nunca pedi pelo que era legitimamente meu através do sangue de Jesus. Eu não era corajosa o bastante, e não sentia que merecia isto.

Bem, Deus me trouxe para II Samuel 9, a história de Davi e sua busca em abençoar qualquer um que fosse da casa do Rei Saul. Jônatas, filho de Saul, amava Davi e provavelmente era um de seus companheiros mais próximos. Depois que Jônatas e Saul foram mortos na batalha, Deus promoveu Davi para ser Rei. Profundamente movido com a dor da perda de Saul e Jônatas, Davi disse, Resta ainda alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por consideração à Jônatas?(2 Samuel 9:1)

Davi logo descobriu que Jônatas tinha um filho chamado Mefibosete, que havia se tornado aleijado quando criança, mas que ainda estava vivo. Quando ele chamou por Mefibosete e teve este trazido a sua frente, Davi disse a ele, Não temas, porque certamente usarei de bondade para contigo, por consideração à Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. E [o aleijado] olhando para si mesmo disse, Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? (II Samuel 9:7, 8). Em outras palavras Mefibosete estava dizendo, “Porque tu queres me ajudar? Tudo o que eu mereço é rastejar em torno do solo e lamber as migalhas de pão que caiem no chão”.

Eu creio que uma das razões de Mefibosete ter uma auto-imagem miserável era porque ele era aleijado. Como resultado, ele não se sentia digno da bondade do Rei Davi. Você e Eu podemos não ser fisicamente aleijados, mas por causa das nossas falhas, incapacidades e fraquezas, nos vemos como aleijados. E quando nos vemos cada vez menos perfeitos, isto nos dificulta de imaginar como ou porque Deus quer nos abençoar e cuidar de nós como Ele abençoou e cuidou de outros. Mas assim como Davi foi bom para Mefibosete por causa da consideração por Jônatas, Deus é bom para nós por causa da consideração por Jesus.

Deus não quer que nós olhemos tudo o que esta de errado conosco ou os pecados do nosso passado; Ele quer que nós olhemos para tudo o que está certo com Ele. Hebreu 12: 2 diz, olhando firmemente (de tudo que distrai) para Jesus, o Autor e Consumador da fé (dando o primeiro incentivo para seus seguidores), o qual suportou a cruz (trazendo maturidade e perfeição), não fazendo caso da ignomínia, e está assentado a destra do trono de Deus. Quanto mais nos focarmos em nossas falhas, mais parece que iremos repeti-las. Seja o que for, continuamos a pensar e falar sobre se tornar maior. É por isso que você e Eu precisamos desviar nossos olhos do que está de errado com nós e os colocar no que está certo com Deus. Deus esta trabalhando todos os dias, nos mudando para sermos cada vez mais e mais parecidos com Jesus. (1) Uma vez que começarmos a magnificar Seu poder e minimizar nossos problemas, iremos descobrir um novo âmbito da vitória e ter uma nova visão de como nos vemos.

Como Você Pensa que Deus o Vê?

A maneira que Deus nos vê e a maneira que pensamos que Deus nos vê pode ser frequentemente duas coisas diferentes. Com gratidão, Deus não retém Seu amor, Ele nos aceita e nos socorre porque falhamos. Ele não está a procura de uma performance perfeita—somente de um coração desejoso que se renda a Ele.

Deus me deu um bom exemplo disto anos atrás. Quando o nosso filho Danny era pequeno, ele não era muito organizado. Então para motiva-lo a manter seu quarto limpo e fazer seus deveres, criamos um quadro com um sistema de marcação de pontos e estrelas. Toda vez que ele fazia o que havia sido pedido, nós dávamos a ele um ponto. Depois de ele ter um certo número de pontos, nos dávamos à ele uma estrela. E depois de ter um certo numero de estrelas, nós comprávamos à ele um presente. Às vezes ele tinha muitos pontos e estrelas, e outras vezes ele tinha poucos.

Bem, tinha um intimidador na nossa vizinhança que sempre pegava e levava a bola do Danny para longe dele e a jogava no cano de esgoto. Toda vez que esse menino incomodava o Danny, ele vinha correndo até a garagem gritando, “Papai!” Meu marido, Dave, rapidamente abria a porta para sair e protegê-lo.

Um dia Deus me disse, “Que tipo de pais vocês seriam se cada vez que Dany viesse gritando por causa do vizinho, vocês fossem ao quarto dele e fossem olhar quantos pontos e estrelas ele tinha? Vocês seriam pais patéticos se só o protegessem quando ele fizesse tudo certo. Joyce, se você e Dave não fazem isso, então porque você pensa que eu faria?”

Isto realmente abriu meus olhos—me deu uma nova perspectiva de como Deus nos vê. Quando o intimidador da nossa alma nos encomoda, Deus não olha primeiro para ver se fizemos tudo certo antes de responder o nosso clamor por socorro. Ele chega e nos ajuda simplesmente porque somos Seus filhos. Isto não significa que ele fecha Seus olhos para o pecado. Quando fizermos algo de errado, Ele irá nos corrigir.  Porque o Senhor corrige e disciplina a quem ama… (Hebreus 12: 6). De qualquer forma, Ele não irá recusar em nos ajudar quando estivermos com problemas.

Você e Eu precisamos de uma revelação fresca da salvação de Deus. Uma vez que fomos salvos, Deus nos vê como nova criatura. Segundo Coríntios 5: 17 diz,… Se alguém está [inserido] em Cristo [O Messias] é nova criatura; as coisas antigas [prévia condição moral e espiritual] já passaram. Contemple, o novo e o fresco chegaram! O mesmo sentimento limpo e fresco que experimentamos quando nascemos de novo está disponível para nós todos os dias. Lamentações 3: 22,23 diz que as misericórdias do Senhor não tem fim e que elas se renovam a cada manhã.

Por um longo tempo, eu me odiava porque eu não conseguia ser o que eu pensava que Deus queria que eu fosse. Mas um dia eu finalmente cheguei a esta realização: não sou surpresa nem choque para Deus. Ele sabia o que estava fazendo quando Ele me chamou. Tudo o que posso fazer é cooperar com Deus quando Ele me mostra o que fazer. Não há nada que eu possa fazer para me mudar.

Isto é tudo o que Deus espera de nós—cooperação. Submetendo-nos ao poder do Seu Espírito Santo que está em nós, podemos morrer para os caminhos errados do pensar, falar e agir para viver o que é certo. Deus irá nos mostrar como evitar o pecado, mas quando pecarmos, tudo o que precisamos fazer é arrepender, receber o perdão de Deus e prosseguir.

O que Você Vê Adiante de Você?

Deus tem um bom plano para cada uma de nossas vidas. Jeremias 29: 11 diz, Eu é que sei que os pensamentos e planos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos e planos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Para vermos essa promessa tornar-se realidade, devemos escolher olhar de longe o passado e procurar ver o que Deus tem para frente.

Isto me lembra o tempo quando Abraão e sua família saíram do Egito (2). Ambos, Ele e seu sobrinho Ló, tinham um grande número de animais e as terras que eles viviam não seria capaz de sustentar os dois. Num empenho de remover o conflito entre eles, Abraão foi a Ló e ofereceu a ele a primeira opção da terra que estava diante deles. Ló olhou e escolheu a terra do oriente de Campina do Jordão.

O Senhor disse a Abraão depois que Ló partiu, Levante agora os seus olhos e olhe desde onde estás para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta terra que vês, eu te darei, a ti e à tua descendência para sempre. Percorra essa terra… porque eu te darei. (Gênesis 13: 14,15,17). Veja que Deus não disse a Abraão para olhar onde ele estava ou o que Ló havia tirado dele. Ele disse para Abraão olhar do lugar onde ele estava e que tudo o que ele poderia ver seria dado a ele e à sua descendência. Então Deus disse, “Acorde”. Em outras palavras, ele disse a Abraão, “Faça um novo começo—mexa-se, caminhe passo a passo, vá adiante”.

Eu creio que o Senhor está dizendo a mesma coisa para você e eu. Ele quer que nós paremos de fitar nossos olhos onde estamos e onde estivemos e comecemos a olhar o que vem pela frente. Nosso Deus é um Deus progressivo— está sempre se movendo. Ele nos diz em Isaias 43: 18,19, Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as coisas antigas. Eis que faço coisa nova!…Deus quer fazer algo novo agora mesmo! As possibilidades são ilimitadas! Não importa o quão jovem, velho, rico, pobre, educado ou não educado nós somos ou mesmo quantas fraquezas temos. Deus pode fazer milagres na nossa bagunça!

Isto Tudo Vem com a Escolha

Fazer um novo começo se inicia assim como escolher consistentemente a fazer o que é certo — ninguém pode fazer isso por nós. Deuteronômio 30: 19 diz,… antes de você propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Toda vez que você e Eu escolhemos confiar na Palavra de Deus e nos apropriar dela, iremos ser abençoados.

Não importa a profundidade do buraco que você está, os braços de Deus não são tão curtos para resgatar você e coloca-lo para fora. Se você cometeu erros, arrependa-se, acerte-se com Deus e prossiga. Todo dia Deus te dá a oportunidade de um novo começo. A única coisa que fica entre você e a vitória é VOCÊ!

Eu encorajo você a começar a se ver do jeito que Deus o vê—como a justiça de Deus em Cristo Jesus(3). Tire sua mente do passado, e abra seus olhos para o que Deus quer para você hoje. Nele não há fins de  morte—somente lugares para novos começos!


(1) Veja Filipenses 2: 13. (2) Veja Gênesis 13: 1-18. (3) Veja II Corintios 5: 21.

Facebook icon Twitter icon Instagram icon Pinterest icon Google+ icon YouTube icon LinkedIn icon Contact icon