Respostas Diárias Everyday Answers

Vencendo o Medo da Rejeição

por Joyce Meyer

Vencendo o Medo da Rejeição

Creio que o medo de ser rejeitado pelos outros é um dos maiores impedimentos para as pessoas se levantarem e obedecerem a tudo o que Deus coloca no coração delas para fazer.

Deus tem um bom plano para a sua vida e Ele não quer que você seja atormentado pelo medo do julgamento alheio ou permita que o medo impeça seu destino. A vontade dele é que você avance, confiante no Seu amor, crendo que Ele cuidará de você por toda a vida.

Nós também temos um inimigo, Satanás, que fará tudo o que puder para nos impedir de andar no bom plano de Deus. Todas as vezes que estamos progredindo e avançando na vontade de Deus para nossa vida, o diabo tenta se levantar contra nós usando o medo para nos empurrar para trás.

Esta é uma das maiores táticas do inimigo: gerar medo e tentar nos impedir de progredir. Ele quer que temamos as circunstâncias e o que as outras pessoas vão pensar. Ele quer que foquemos nos “e se…?” da vida.

E se eu fizer papel de bobo? E se os outros não aprovarem? E se a minha reputação for abalada? E assim por diante!

Todos nós chegamos a essas encruzilhadas em nossa vida de tempos em tempos — lugares onde precisamos seguir em frente apesar dos nossos medos do que os outros vão pensar. Entretanto, se confiarmos em Deus a cada passo, podemos aprender a enfrentar nossos medos e a desfrutar novos níveis de liberdade.

Quando o medo nos atinge, nossa primeira inclinação é fugir e voltar atrás. Mas é aí que Deus diz: “Não pare agora! Continue seguindo em frente!”.

Vencendo o Temor do Homem

Jeremias 29:11 diz: “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (NVI).

Deus tem um grande futuro planejado para cada um de nós, um futuro de esperança e coisas boas. Infelizmente, porém, muitos crentes em Cristo não estão vivendo esse destino por terem medo do que as outras pessoas vão pensar — eles têm medo de serem rejeitados.

O temor do homem é um problema comum que nos faz recuar e nos preocupar com coisas do tipo: O que vão dizer a meu respeito? E se não gostarem de mim? Será que irão me rejeitar se eu não fizer do jeito deles?

Todo mundo tem problemas com a insegurança e o medo da rejeição em algum nível. Com certeza não há nada de errado em querer que as pessoas gostem de nós, mas Deus não quer que sejamos dependentes da aprovação dos outros. Ele não quer que o nosso medo de sermos rejeitados, julgados ou criticados controle nossas escolhas.


Se quisermos ser livres do medo e realmente perseguir tudo o que Deus tem para nossa vida, temos de tomar a decisão de não sermos controlados pelo temor do homem.


Esse foi um enorme problema para mim nos primeiros dias do meu ministério. Sabia que Deus estava me chamando para ensinar a Sua Palavra, mas isso exigia que eu fizesse algumas escolhas bastante ousadas (e assustadoras) a fim de avançar em direção a tudo o que Ele tinha para mim.

Para começar, havia amigos que achavam que eu não tinha a personalidade certa para ser uma mestra da Bíblia, e eles me diziam isso. Em vez de ficarem entusiasmados por mim e com a visão que Deus colocou em meu coração, eles tentaram me desanimar!

Eu também agitei os ânimos na minha igreja porque muitas pessoas ali não achavam que mulheres pudessem ensinar. Até mesmo alguns membros da minha família não entenderam o chamado de Deus para a minha vida e me rejeitaram por causa disso.

Assim, depois de um tempo, por fim me convidaram a deixar minha igreja. Eu também perdi alguns amigos e algumas pessoas simplesmente não entenderam o que estava acontecendo.

Com certeza não foi fácil, afinal, ninguém gosta de se sentir rejeitado. Mas estou muito feliz porque Deus me deu coragem para enfrentar o medo do que os outros pensavam a meu respeito e dar esses passos ousados.

E é assustador pensar que eu poderia ter deixado o plano de Deus passar. Se eu tivesse escolhido fugir dessas situações — se tivesse cedido ao temor do homem — eu não estaria onde estou hoje!

Viva Corajosamente

Deus tem uma vida grandiosa e plena planejada para cada um de nós, e Ele quer nos conduzir e nos guiar por meio do Seu Espírito Santo em direção à Sua vontade perfeita. Mas se quisermos essa vida — se desejarmos verdadeiramente desfrutar de tudo o que Jesus nos deu através da Sua morte — isso exigirá que saiamos da nossa zona de conforto e andemos por fé, mesmo diante da possibilidade de rejeição.

Deus quer que vivamos corajosamente, sabendo que podemos fazer tudo o que precisamos fazer através de Cristo que nos fortalece (ver Filipenses 4:13).

Ora, não estou falando em fazer escolhas tolas ou em fazer coisas que são perigosas porque você não quer que o medo o detenha. Viver corajosamente significa que você pode ser ousado e correr riscos em vez de apenas fazer o que parece “seguro”. Significa não permitir que o medo do que os outros dirão o impeça de obedecer a Deus e de se tornar tudo o que Ele o criou para ser.

Viver corajosamente permite que sigamos a direção do Espírito Santo e façamos o que Deus colocar em nosso coração para fazer, em vez de nos contentarmos com uma vida medíocre ou mais ou menos.

Em Jeremias 1, o Senhor ordenou que Jeremias entregasse uma mensagem ao Seu povo — uma mensagem que não seria muito bem recebida. Veja o que Deus diz a Jeremias: “não te espantes nem desmaies diante do rosto deles…” (ver Jeremias 1:17 AMP).

Eu simplesmente amo isso! O Senhor disse a ele: “Não permita que o temor do homem o impeça de fazer o que Eu lhe ordenei!”.

Se você passou por rejeição no passado, a coisa mais fácil é fazer o “jogo seguro”. A maioria das pessoas em algum momento pensou: Não vou me expor a isso novamente!

Podemos pensar que estamos fazendo o jogo da segurança, mas na verdade estamos apenas construindo muros de isolamento. Deus quer que sejamos livres — livres para perseguir nossos sonhos e fazer tudo o que Ele colocar em nosso coração para fazermos. Mas se realmente quisermos ser livres, não podemos andar com medo do que as outras pessoas pensarão sobre nós.

Como mencionei, sofri uma tremenda rejeição quando comecei a me levantar para seguir o chamado de Deus para a minha vida. Durante algum tempo, isso doeu muito e foi muito decepcionante. Entretanto, tremo em pensar em como as coisas teriam sido diferentes se eu tivesse decidido simplesmente desistir, se eu tivesse permitido que o medo do que os outros pensavam me impedisse de seguir em frente.


Acredite se quiser, olho para trás hoje e sinto que aquelas pessoas me fizeram um favor. Elas fizeram com que eu me agarrasse a Deus e o buscasse para ter mais força e consolo do que nunca. Aquela situação me ajudou ao confiar no Senhor e receber um melhor entendimento sobre o amor dele por mim.


Nossa coragem — nossa confiança para nos levantarmos e confiar em Deus — tudo começa com uma revelação do amor de dele. Quando sabemos que Deus está do nosso lado e nos ama incondicionalmente, isso nos dá a força e a coragem que precisamos para fazer coisas que nunca poderíamos fazer sozinhos.

A Bíblia diz em 1 João 4:18 que no amor não existe medo, mas o perfeito amor lança fora o medo. Quando entendemos o incrível amor de Deus por nós, isso edifica a nossa fé e nos dá a confiança para avançarmos, mesmo diante do medo.

Você tem o que é preciso para confrontar o medo de frente. Talvez no passado você tenha se encolhido, permitindo que o medo dos outros o impedisse de fazer algo que Deus colocou em seu coração. Nesse caso, não desanime! Todos nós já passamos por isso em um momento ou outro.

Em vez disso, decida aprender com o passado e entrar com ousadia no seu futuro. Ao fazer isso, você pode consolar-se sabendo que Deus estará com você a cada passo do caminho.

Facebook icon Twitter icon Instagram icon Pinterest icon Google+ icon YouTube icon LinkedIn icon Contact icon